Conheça o perfil das vítimas fatais da Covid-19 em Ilhéus

Covid-19
Imagem meramente ilustrativa

Juntas, Ilhéus e Itabuna já somam 38 mortes por Covid-19. Em Ilhéus já foram registradas 18. Itabuna, de acordo com o boletim divulgado ontem à noite pela Secretaria Municipal de Saúde, já soma 30 óbitos. Ilhéus e Itabuna têm 976 casos da doença e estão entre os cinco municípios do estado com maiores coeficientes de incidência por um milhão de habitantes. ao lado de Uruçuca, Ipiaú e Salvador.

O Jornal Bahia Online teve acesso a um documento que faz uma análise do perfil de mortalidade pela Covid-19 no município de Ilhéus, a partir dos 17 óbitos contabilizados no período entre 05 de abril à 16 de maio. O município apresenta uma taxa de letalidade de 4,94% dos casos. Do total dos casos de óbitos 58,82% foram registrados entre os dias 05 à 30 de abril e 41,17% ocorreram no período de 04 à 11 de maio, o que indica um crescimento acentuado no número de casos em tal período e a não ocorrência/registro de nenhum óbito entre os dias 12 e 16 de maio.

O relatório aponta que o bairro Conquista é a localidade com o maior índice de óbitos pela COVI-19 na cidade de Ilhéus, acumulando o total de 32% das ocorrências, o que corresponde ao número de seis casos. Em seguida, com índices de 11%, apresentam-se os bairros Basílio, Malhado e Banco da Vitória. Os bairros Salobrinho, Nelson Costa, São Francisco, Barra de Itaipe, Olivença, Alto do Coqueiro e Iguape apresentam o índice de 5% cada. "Importante ressaltar que dentre as ocorrências, duas se deram em abrigos localizados nos bairros Conquista e Olivença", revela o documento.

Os índices de mortalidade pela COVID- 19, até o dia 16 de maio de 2020, apresentaram-se maiores entre os indivíduos do sexo masculino (52,94%), enquanto no sexo feminino este índice atinge 47,05%. Em referência à faixa etária, 63% dos casos são de pessoas maiores de 60 anos. Sendo que neste grupo os óbitos estão assim distribuídos: de 60 à 69 anos (58%), de 70 à 84 anos (17%) e maiores de 85 anos (25%). Em relação à faixa etária a menor  e a maior idade registradas referem-se a duas mulheres com 42 e 92 anos, que residiam no Banco da Vitória  e bairro Conquista, respectivamente.

Sobre as comorbidades associadas, o diabetes alcança os maiores índices, estando presente em 37% dos casos de óbitos. Depois está o grupo que apresenta comorbidades não informadas em um total de 31% dos casos, o que demonstra, possivelmente, um elevado número de casos não relacionados a fatores de riscos pré-existentes. De acordo com o relatório, apresenta-se enquanto comorbidade existente entre os casos de óbito um caso (5%) de úlcera gástrica, devendo ser este um fator de alerta, considerando as constantes mudanças do comportamento da doença.

Entre o sexo feminino o grupo com maior número de óbitos segue sendo o de mulheres com mais de 60 anos (63%). Diferente do sexo masculino, nenhum caso de tabagismo foi descrito neste grupo.